Páginas

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Greve da Uern chega ao fim; aulas serão retomadas segunda-feira



Terminou a greve da Uern. Reunidos em assembleia na manhã desta sexta-feira (29), professores e técnicos-adminitrativos decidiram a proposta salarial do governo. As aulas serão retomadas na próxima segunda-feira (2 de julho), depois de dois meses de paralisação.
Pela proposta aprovada, os salários serão reajustados 8,5% neste ano, sendo 3,5% agora em junho e 5% em setembro. Em 2013, o reajuste será de 9% no mês de maio. E em maio de 2014, mais 10% de reajuste.





Via: Atualidades 

Hoje convenção do Democratas

Dia De São Pedro


O dia de São Pedro é comemorado em 29 de junho.
Segundo a bíblia sagrada, antes de ser batizado, Pedro se chamava Simão e trabalhava como pescador.
Um dia Jesus pediu sua barca para falar a uma multidão de pessoas, na Galileia. Após voltar, disse a Pedro que pescasse em mar mais profundo. Como Pedro acreditava nas palavras de Jesus, tentou uma nova pesca, sendo abençoado com uma grande quantidade de peixes.
Após o batismo seu nome foi trocado, escolhido por Jesus, como Kepha, de origem aramaica, que significa pedra, rocha. Traduzindo-o para o grego ou para o latim, temos petrus, o mesmo que Pedro.
Simão tinha o sonho de seguir os ensinamentos de Jesus, tornando-se um de seus apóstolos mais importantes. Ao fazer a escolha, Jesus disse: "És Pedro! E sobre esta rocha construirei minha Igreja".
Escolhido como o líder dos apóstolos, criou mais tarde a comunidade cristã de Roma, vindo a se tornar o primeiro papa da Igreja Católica.
Daí vem as crendices populares de que São Pedro ganhou as chaves do céu por ter sido escolhido como líder e, quando chove muito, dizemos que está lavando o céu. Ou ainda que para entrar no céu precisamos ganhar autorização de São Pedro.
Na igreja católica, no dia de São Pedro é feita uma comemoração com uma grande festa junina. Nesta acontecem várias queimas de fogos com danças e muitas comidas típicas.
São Pedro é considerado o mais sério dos três santos juninos. Dizem que santo Antônio é o santo casamenteiro, mas é no dia de São Pedro que se escolhe o melhor pretendente.


Candidatos só podem utilizar Twitter em campanha eleitoral a partir de 6 de julho


É ilícita e passível de multa a propaganda eleitoral feita por candidato e partido político pelo Twitter antes do dia 6 de julho do ano do pleito, data a partir da qual a Lei das Eleições permite a propaganda eleitoral. Esse é o entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O posicionamento foi tomado quando foi mantida a multa de R$ 5 mil aplicada ao ex-candidato à Vice-Presidência da República em 2010 pelo PSDB, Índio da Costa, por veicular no Twitter mensagem eleitoral antes do período permitido pela legislação.
O TSE entendeu que o Twitter é um meio de comunicação social abrangido pelos artigos 36 e 57-B da Lei das Eleições, que tratam das proibições relativas à propaganda eleitoral antes do período eleitoral. Ao finalizar a votação, o presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, destacou que “os cidadãos, que não estiveram envolvidos no pleito eleitoral, podem se comunicar à vontade. O que não pode é o candidato divulgar a propaganda eleitoral antes”, afirmou o ministro Lewandowski, garantindo a liberdade de expressão.

Mução é preso em Fortaleza





O humorista e radialista Mução foi preso acusado de divulgação de pornografia infantil na internet na manhã desta quinta-feira (28), no bairro de Meireles, em Fortaleza, no Ceará, onde mora atualmente. A prisão foi desencadeada pela Operação Dirty-Net, da Polícia Federal, que é de caráter nacional.

A Polícia Federal apreendeu tablets, HDs e notebooks para maiores investigações. Se o crime for comprovado nos materiais, o apresentador permanecerá preso em Fortaleza. Se não, será encaminhado ao Recife, onde começaram as investigações. A previsão da PF é que a conclusão seja divulgada ainda nesta quinta-feira.

A prisão temporária de Mução, Rodrigo Vieira Emerenciano, é de cinco dias, podendo ser prorrogada. Segundo a PF, no entanto, devido às provas já obtidas em e-mails e no cruzamento de informações durante as investigações, iniciadas em dezembro, pode mudar para preventiva.
A produção do programa "A Hora do Mução", apresentado pelo humorista, negou a informação nesta manhã, afirmando que o programa será transmitido normalmente de Fortaleza nesta quinta-feira, às 17h. A página de Mução no Twitter, @mucaoaovivo, chegou a ser atualizada na manhã desta quinta-feira (28), com as frases "Bom dia pra você que acordou com um gosto de maçaneta de banheiro químico na boca", "Bom dia pra você que está passando limão no sovaco de uma Miss" e "Bom dia pra você que está mais atrasado que morte do Niemeyer".

Rodrigo Vieira Emerenciano é filho da ex-secretária da Receita Federal Lina Maria Vieira, que ocupou o cargo por cerca de 11 meses, sendo demitida pelo desgaste da sua imagem na disputa do órgão com a Petrobras envolvendo o recolhimento de impostos na estatal.

O número de presos na Operação Dirty-Net já chega a 10 em 11 estados e no Distrito Federal. As investigações começaram em 2011, pela Polícia Federal do Rio Grande do Sul. São cumpridos 50 mandados de busca e apreensão e 15 mandados de prisão. Segundo a PF, integrantes do grupo trocavam arquivos contendo cenas degradantes de adolescentes, crianças e até bebês em contexto de abuso sexual.

Greve da UERN pode terminar nesta Sexta.


Presidente da Aduern, Flaubert Torquato, considerou positiva reunião da categoria com representantes do Governo.

A reunião dos segmentos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) com o Governo do Estado, representado pelo secretário da Administração e Recursos Humanos, Álber Nóbrega, realizada na manhã desta quinta-feira (28), foi considerada produtiva pelo o presidente da Aduern, professor Flaubert Torquato. Na ocasião, foi construída uma proposta para os servidores da Universidade.

A proposta apresentada consiste no reajuste salarial de 8,5% em 2012, 9% em 2013 e 10% em 2014 para os professores e servidores técnico-administrativos da Uern. "A reunião foi produtiva, já que conseguimos avançar em alguns pontos. O governo se comprometeu em redigir a proposta e enviar formalmente às categorias até às 9h de amanhã, horário anterior ao que a categoria docente irá se reunir e avaliar a proposição", explica o professor Flaubert Torquato.

Ainda segundo o presidente Aduern, o Governo assegurou que irá enviar o projeto de lei, caso a proposta seja aceita pelas categorias, para a Assembleia Legislativa, que deverá ser convocada em caráter extraordinário, já que o recesso foi iniciado na casa. 

De acordo com Flaubert, o governo se comprometeu ainda a não condicionar os reajustes citados a nenhum mecanismo fiscal, o que garantirá o cumprimento efetivo do acordo.

A categoria docente irá se reunir em Assembleia Geral Extraordinária nesta sexta-feira (29), para avaliar a proposta do Governo do Estado. A Assembleia será realizada na sede da Aduern em Mossoró, às 10h.

Via: Taboleiro Grande News 

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Candidatos têm de abrir conta específica para arrecadar recursos na campanha eleitoral


Os candidatos a prefeito e a vereador que disputarão o pleito de outubro têm de abrir conta bancária exclusiva para a movimentação financeira de campanha. A exigência da conta específica se estende também aos comitês e aos partidos. A conta é obrigatória a todos, mesmo que não haja arrecadação ou movimentação de recursos financeiros.
Antes de arrecadar e gastar recursos na campanha eleitoral são necessários: o requerimento do registro de candidatura ou do comitê financeiro; a inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ); a comprovação da abertura de conta bancária específica; e a emissão de recibos eleitorais.
Conta bancária

O CNJP para a abertura da conta específica é fornecido pela Receita Federal após o pedido de registro do candidato à Justiça Eleitoral. Além do CNPJ, o candidato ou comitê deve apresentar o Requerimento de Abertura de Conta Eleitoral (Race), disponível na página do TSE na internet.
A conta deve ser aberta em instituição financeira que possua carteira comercial reconhecida pelo Banco Central do Brasil, sendo vedado o uso de conta bancária preexistente.
O prazo para a abertura da conta é de até 10 dias a partir da data de concessão do CNPJ. A conta é facultativa aos candidatos ao cargo de vereador em municípios com menos de 20 mil eleitores. No caso de município que não possua agência bancária ou correspondente bancário, os diretórios partidários, comitês financeiros e candidatos não são obrigados a abrir conta bancária eleitoral.
Partidos

Os partidos políticos, em todas as esferas de direção, também devem providenciar a abertura de conta específica. O prazo, no entanto, termina em 5 de julho e a legenda deve utilizar o CNPJ próprio já existente.
Confira as orientações sobre abertura de conta bancária eleitoral
.
Confira a resolução sobre a arrecadação e os gastos de recursos e prestação de contas
.


Via: Gardênia Oliveira 

FIQUE SABENDO: É POSSÍVEL APRENDER DURANTE O SONO, DIZ PESQUISA

Embora ninguém vá aprender da noite para o dia, estudo mostra que o sono pode ser um bom momento para aperfeiçoar habilidades


Pessoas que escutam músicas conhecidas enquanto dormem podem ter mais facilidade para aprender a tocá-las no piano. É o que revela uma pesquisa publicada na edição desta semana do periódico britânico Nature Neuroscience.
 
CONHEÇA A PESQUISA

Título original: Cued memory reactivation during sleep influences skill learning

Onde foi divulgada: Nature Neuroscience

Quem fez: James Antony, Eric Gobel, Justin O'Hare, Paul Reber e Ken Paller

Instituição: Universidade Northwestern, EUA

Dados de amostragem: 16 adultos destros

Resultado: O sono pode ajudar a melhorar uma habilidade já aprendida. Participantes destros aprenderam a tocar duas músicas de piano com a mão esquerda. Em seguida, dormiram escutando uma delas. Ao acordarem, conseguiram tocar melhor a música que escutaram durante o sono.


A pesquisa realizada na Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, não promete milagre: um principiante não passará a tocar uma sonata de Beethoven após escutar a música enquanto dorme. Os resultados, porém, indicam que uma habilidades já aprendida pode ser lapidada durante o sono.

'Guitar Hero' — Os pesquisadores escolheram 16 pessoas destras. Antes de dormir, elas tinham que aprender a tocar duas canções com a mão esquerda usando as teclas a, s, d e f de um computador. Um programa semelhante ao jogo Guitar Heromostrava aos voluntários quando e quais teclas apertar.

Após o treino, os participantes eram convidados a tirar uma soneca. Por meio de eletrodos, os cientistas monitoravam a atividade cerebral para ter certeza de que os participantes estavam realmente dormindo. Nesse momento, os pesquisadores tocavam uma das músicas que os voluntários tinham acabado de aprender.

Acordados, os participantes retomavam o teste. Resultado: eles progrediram mais no aprendizado da música que foi reproduzida enquanto dormiam.

Os cientistas não sabem se esse ganho de habilidade representa uma melhora efetiva da habilidade ou se a repetição da música durante o sono é interpretada pelo cérebro como uma instrução para prestar mais atenção a uma canção do que outra. A segunda hipótese pode significar que há janela finita de melhora e que a lapidação de uma habilidade acontece às custas de outra.



Via: Gardênia Oliveira 

FIQUE SABENDO: Comer depressa aumenta risco de diabetes




Você deve ter ouvido sua mãe falar milhares de vezes: “Não coma tão rápido, mastigue direito”.Nesses tempos em que cada afirmação parece exigir o complemento “comprovado pela ciência”, você poderá então dizer aos seus próprios filhos: “Não coma tão rápido, dizem os cientistas”.
Uma pesquisa apresentada no Congresso Internacional de Endocrinologia, em Florença, na Itália, mostrou que pessoas que comem rápido demais têm 2,5 mais probabilidade de sofrer de diabetes tipo 2.
Falta de educação
O estudo comparou pacientes que eram diagnosticados com diabetes tipo 2 com um grupo de controle de pessoas que não sofriam da doença.
Foram identificados e isolados diversos outros riscos, incluindo histórico familiar de diabetes, educação, atividades físicas, índice de massa corporal, circunferência da cintura, tabagismo e níveis de triglicérides.
Tudo isso à parte, os pacientes com mania de comer rápido demais apresentaram uma chance significativamente mais elevada de adquirirem o diabetes tipo 2 – uma chance 2,52 vezes maior.
Os dados também mostraram que essas pessoas tinham um maior índice de massa corporal e um menor nível educacional do que a média do grupo controle.
Via:Gardênia Oliveira  

ALUNOS DAS REDES PÚBLICA E PRIVADA PODEM PARTICIPAR DE CONCURSO DE REDAÇÃO PROMOVIDO PELA CAERN


Foi lançado oficialmente na manhã desta terça-feira (27) pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte, o "Prêmio Caern de Redação".

A iniciativa aberta aos alunos de todas as escolas públicas e privadas do Estado e neste ano aborda o tema "Água: Desafio do Século XXI". O envio dos textos, elaborados em forma de carta, deve acontecer entre os dias 27 de junho e 17 de setembro de 2012. Veja as categorias participantes:

1ª) Para alunos do 5º e 6º anos do Ensino Fundamental. Texto entre 20 e 30 linhas
2ª) Para estudantes do 7º ao 9º do Ensino Fundamental. Texto entre 20 e 30 linhas
3ª) Para alunos do 1º ao 3º do Ensino Médio. Texto entre 30 e 40 linhas

O aluno vencedor em cada categoria irá receber um prêmio de R$ 1.000,00 e um Tablet. O professor orientador receberá um Tablet e a escola vencedora ganhará um troféu. Mais informações: www.premiocaern.blogspot.com

Via:CaraúbasHotNews

Google X Xuxa...


O STJ (Superior Tribunal de Justiça) decidiu a favor do Google no caso contra a apresentadora Xuxa Meneghel, que pediu a remoção da busca de conteúdos relacionados a fotos sensuais que já fez e ao filme em que protagoniza uma cena erótica com um adolescente. 

Segundo Fabiana Siviero, diretora jurídica do Google, nesta terça-feira o STJ derrubou a liminar que Xuxa tinha conseguido no começo do caso, em 2010, no Rio de Janeiro. 

Segundo ela, a ação, bem genérica, foi concedida por um juiz e ordenava a remoção de "todos os resultados" que constassem com os termos "xuxa pedofilia", "xuxa meneghel" ou qualquer coisa similar — como pornografia, etc. 

Fabiana explicou o argumento do Google, dizendo que não adianta tirar os resultados se o conteúdo em questão (que está em blogs, sites e coisas do tipo) continuar na internet. "Há outros mecanismos de busca", explica. 

— O Google é só um mecanismo de busca. É um GPS, uma ferramenta que ajuda a localizar o conteúdo na internet. Ele não é a internet, não é dono da internet, ele é uma janela. Limitar os resultados é acabar com a eficiência da ferramenta. 

Com isso, cai também a multa que ela pedia pela exposição do conteúdo, e o Google não vai ter que pagar nada. 

— A decisão mostra uma maturidade que vai se formando nos tribunais sobre a internet.

Via: Gardênia Oliveira 

GOVERNO DO ESTADO PROMETE PROPOSTA PARA ENCERRAR A GREVE DA UERN NESTA QUINTA-FEIRA



QUEM ACREDITA QUE DESTA VEZ, FINALMENTE, ELES VÃO CUMPRIR COM A PALAVRA?


Depois de 55 dias de greve, o Governo do Estado irá receber os professores e servidores técnico-administrativos da UERN em reunião agendada para esta quinta-feira, 28, às 10h, na Secretaria de Administração e Recursos Humanos, localizada no Centro Administrativo em Natal. A reunião foi marcada pelo titular da pasta, Álber Nóbrega e, segundo ele, o Governo irá apresentar uma proposta aos servidores com o objetivo de pôr fim ao movimento paredista na Universidade.


A greve na UERN foi deflagrada no dia 03 de maio, após o Governo descumprir um acordo firmado com as categorias em setembro do ano passado. Pelo acordado, os salários dos servidores da Universidade deveriam ter sido reajustados em 10,65% no mês de abril, o que não ocorreu. Até agora, a administração estadual não apresentou prazo para a concretização do acordo.


O professor Flaubert Torquato, presidente da ADUERN, afirma que apesar das decepções anteriores, os docentes estão otimistas e esperam uma reunião produtiva. “Há uma grande expectativa de que o Governo finalmente apresente uma proposta concreta para resolver a situação. A ADUERN vai disposta a ouvir o que eles têm a oferecer”, explica o presidente.
Ele ainda evidencia a disposição da categoria para negociar. “Queremos o cumprimento do acordo, a forma como vai ser cumprido podemos discutir. Estamos dispostos à negociação e, dependendo da proposta do Governo, o impasse pode ser resolvido amanhã”, completa o docente.

Encontro com Autoridades

Ainda nesta quinta-feira, 28, às 9h, na sede da ADUERN em Mossoró, será realizado o “Encontro com Autoridades” de forma a obter o apoio de importantes entidades de Mossoró e do Estado na luta em defesa da UERN.


Assembleia
Já na sexta-feira, 29, para avaliar a proposta que deve ser apresentada nesta quinta-feira pelo Governo do Estado, os professores irão se reunir em Assembleia Geral Extraordinária, às 10h, na sede da ADUERN.

Via: Gardênia Oliveira 

Governo garante até R$ 3 milhões para recuperação de poços do Rio Grande do Norte

O período de seca no Rio Grande do Norte atinge boa parte dos municípios do Estado, mas o Governo do RN continua as ações para amenizar os efeitos da estiagem. Durante a reunião do Comitê Estadual de Combate à Seca, realizada na tarde desta segunda-feira (25), a governadora Rosalba Ciarlini assegurou recursos de até R$ 3 milhões para a instalação e recuperação de 300 poços.

No primeiro momento, foi determinado que R$ 1 milhão será disponibilizado para a ação. Os recursos próprios do Governo do RN priorizarão o investimento em reservatórios comunitários e de associações de diversas localidades espalhadas pelo RN.

Além disso, foi criado um Plano de Trabalho que será apresentado ao Ministério da Integração, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil. O plano contempla o uso de parte dos R$ 10 milhões que o  Governo Federal disponibilizou para atender as ações de socorro e assistência aos municípios atingidos com a estiagem.

Outra importante questão trazida à discussão foi o avanço dos municípios potiguares em relação aos documentos do Seguro Garantia Safra. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, dos 118 municípios do RN que ainda não haviam apresentado a documentação até a semana passada, apenas oito continuam em atraso. Os municípios que estiverem com a situação legal poderão receber o benefício a partir do próximo mês de agosto de 2012.

Mais duas boas notícias é que o Governo Federal já está elaborando a relação dos beneficiários que serão contemplados com o Bolsa Estiagem e que a Companhia Nacional de Abastecimento garantiu a regularidade do fornecimento de milho. Para isso, a Conab já solicitou um novo carregamento do grão apesar de o estoque estar com apenas 40% da capacidade total.



Via:Taboleiro Grande News

terça-feira, 26 de junho de 2012

CONVITE - CONVENÇÃO DO DEM EM ITAÚ/RN

Clique na imagem para ampliar

Programa do governo abrirá 40 mil vagas em cursos gratuitos, diz Dilma


A presidente Dilma Rousseff disse na manhã de ontem, segunda-feira (25), durante seu programa de rádio “Café com a presidenta”, que o governo federal abrirá na sexta-feira inscrições para 40 mil vagas em cursos gratuitos do Pronatec Copa – o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. “Até a Copa, nós vamos oferecer 240 mil vagas para 30 áreas ligadas ao turismo. São cursos para agentes de viagem, camareira, garçom, recepcionista de eventos”, disse. O programa oferece vagas em 116 municípios que serão as cidades-sedes da Copa do Mundo. Dilma destacou ainda a importância do setor do turismo, que cresceu 6% no ano passado. “Em 2011, desembarcaram no Brasil 5,43 milhões de estrangeiros. Já os desembarques domésticos, de avião, aqui dentro do país somaram 79 milhões no ano”.

Fonte: G1/ Blog Diniz K-9 via Ermeson Silva Atualidades

Governo cancela reunião com servidores da UERN


Há 51 dias, professores e estudantes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) vivem num impasse com o Executivo Estadual. Apesar do discurso do procurador-geral do Estado, Miguel Josino Neto, enfatizar que o Governo do Estado está aberto ao diálogo com os docentes grevistas, até agora nenhuma reunião com os representantes da classe e o titular da Secretaria Estadual de Administração e Recursos Humanos (Searh), Alber da Nóbrega, foi realizada. Um encontro marcado para ontem foi desmarcado por incompatibilidade da agenda do secretário Alber da Nóbrega e, como consequência, mais dias serão acrescidos à paralisação, até que o Governo se posicione acerca do pleito dos servidores da UERN.
Em nota encaminhada à imprensa, o presidente da Associação dos Docentes da UERN (Aduern), Flaubert Torquato, destacou que a postergação da reunião é uma demonstração "do descompromisso do Governo do Estado com a UERN e como a Universidade não é prioridade para a atual administração". 


Fonte: tribuna do norte

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Política 2012

Redes sociais aproximam candidatos dos eleitores


A partir de 6 de julho os candidatos da eleição municipal deste ano estão liberados para utilizarem, com fins de campanha, as chamadas redes sociais, como twitter, facebook, sites personalizados, entre outros.
Mais que um plus no pleito, essas ferramentas servirão para aproximar sem ressalvas os protagonistas da disputa e a população – a dona do voto e responsável pela escolha dos eleitos. Mas também para impingir um termômetro que expõe em tempo real indignações e satisfações e põe em xeque posturas e discursos que a população considera indesejáveis. Em Natal – como em todo o mundo, e isso não é bem uma novidade – não há candidato a prefeito ou vereador que dispense uma conta nas principais ferramentas de socialização da internet.
E é o twitter o principal carro-chefe dessa mobilização midiática porque é o meio que mais aproxima interlocutores, tudo em tempo real.
Via : Portalegre Noticias 

Mulher é indenizada em R$ 10 mil após encontrar camisinha em extrato de tomate


Fonte: Yahoo Notícias!!

Uma consumidora gaúcha será indenizada em R$ 10 mil após encontrar uma camisinha aberta em uma lata de extrato de tomate. A decisão do caso, que aconteceu em 2002, só foi publicada pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça) na última semana.

De acordo com relatos da mulher, ela havia preparado uma macarronada para a família e quando foi guardar o resto do molho de tomate, encontrou o preservativo no fundo da lata. 

Chocada com a situação, a consumidora procurou uma universidade local, no interior do Rio Grande do Sul, para fazer análise do produto, além de contatar a empresa responsável pelo extrato. Sem acordo, decidiu acionar a Justiça.

A Unilever, dona da marca, recorreu da decisão de indenização do STJ em todas as instancias e tentou provar que não é responsável pela camisinha na lata, já que o processo de produção do molho seria todo automatizado.

'De qualquer sorte, a responsabilidade é do fabricante, por violação do princípio da segurança sanitária, já que substâncias encontradas são consideradas prejudiciais à saúde humana. Caso em que a contaminação se deu com grau de sujidade máximo', explicou, em texto, a ministra Nancy Andrighi.
Fonte: Voz do Povo 
 

Mec divulga lista de aprovados no Sisu


O resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi divulgado nesta segunda-feira pelo Ministério da Educação. Mais de 642 mil candidatos se inscreveram para 30.548 vagas oferecidas em 56 instituições de ensino superior, entre federais e estaduais, para o segundo semestre de 2012. A concorrência ficou em 21 candidatos por vaga.

Os candidatos aprovados em primeira chamada terão entre os dias 29 de junho e 9 de julho para efetuar a matrículas nas instituições para onde foram selecionados. Uma segunda chamada está prevista para 13 de julho. Quem não for selecionado em nenhuma das duas chamadas poderá participar de uma lista de espera que será utilizada pelas instituições para preencher vagas remanescentes. O candidato interessado em participar da lista de espera deverá fazer essa opção no próprio site do Sisu entre os dias 13 e 19 de julho.

No total, o sistema registrou 1.245.437 inscrições, já que cada aluno pode escolher até duas opções de curso, elegendo sua prioridade. A instituição que recebeu o maior número de inscrições é a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ): 152.196. Na lista das mais procuradas pelos candidatos estão também a Universidade Federal do Ceará (108.574 inscrições), a Universidade Federal do Maranhão (103.829), a Universidade Federal do Paraná (80.483) e a Universidade Federal de Ouro Preto (60.136).


O Sisu é uma ferramenta criada pelo Ministério da Educação (MEC) para unificar a oferta de vagas em universidades federais por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que substituiu o vestibular tradicional de algumas instituições. Puderam disputar as vagas desta edição os estudantes que fizeram a prova em 2011.


Confira aqui

sábado, 23 de junho de 2012

Hoje Fogueira de São João

fogueira   fogueira fogueira fogueira fogueira 
Então a fogueira de São João tem sua origem na Europa, e se relaciona com a tradição que os pagãos seguiam naquela época, antes do cristianismo, para assim comemorar o solstício de verão que ocorre no dia 24 de junho, que um evento onde sol incidia seus raios mais em um hemisfério, e trazendo os acontecimentos bíblicos, a fogueira está relacionada com o nascimento de João Batista filho de Isabel, a qual acendeu uma fogueira no Monte Junio Camargo para que sua prima Maria que seu filho tinha nascido. Agora que você já conhece a origem da fogueira de São João, boas festas com muita alegria e diversão.

UERN: Governo deve apresentar proposta na segunda-feira


 A greve de professores e funcionários da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) foi tema de discussão na tarde desta quinta-feira (21), na Assembleia Legislativa. O entendimento da maior parte dos presentes foi que o movimento é justo. Porém, não houve acordo sobre a questão. A única definição foi que haverá nova reunião na segunda-feira (25) e o Governo deverá apresentar a proposta aos professores e servidores da UERN.




Audiência contou com participação de membros do Governo, políticos, representantes da UERN e do movimento grevista
 
Na audiência, realizada por proposição do deputado Fernando Mineiro (PT), foram apresentados dados que indicam que do ano passado para cá já são 155 dias de greve contra apenas 134 de aulas. De acordo com professores e alunos, a greve atual foi gerada devido ao descumprimento do Governo da proposta elaborada em setembro do ano passado, para o encerramento da greve anterior.


Professores e servidores utilizaram narizes de palhaço para protestar contra Governo do Estado

Sem uma proposta concreta por parte do Governo, o secretário de Administração e dos Recursos Humanos SEARH, Antônio Alber da Nóbrega, afirmou que o Executivo vai elaborar uma proposta com o objetivo de buscar o consenso e finalizar a paralisação.



Estudantes também participaram da audiência pública

Na segunda-feira, o encontro terá a participação do secretário Alber da Nóbrega e dos representantes do movimento grevista, quando será apresentada a proposta.

Fonte: tribunadonorte.com.br

Petrobras anuncia reajuste de 7,83% para a gasolina



http://www.fabiocampana.com.br/wp-content/uploads/2012/06/Pre%C3%A7o-Gasolina1.jpg
A Petrobras anunciou na noite desta sexta-feira um reajuste de 7,83% para a gasolina e de 3,94% para o diesel vendido nas refinarias. Os novos preços entram em vigor em 25 de junho, segunda-feira.
Segundo comunicado da estatal, os preços da gasolina e do diesel, sobre os quais incide o reajuste anunciado, não incluem os tributos federais CIDE e PIS/Cofins e o tributo estadual ICMS.
Esse reajuste foi definido levando em consideração a política de preços da companhia, que busca alinhar o preço dos derivados aos valores praticados no mercado internacional em uma perspectiva de médio e longo prazo.

Correios abre inscrições para Jovem Aprendiz no RN


Os Correios receberão inscrições de 25 de junho a 4 de julho para o processo seletivo do programa Jovem Aprendiz. No Rio Grande do Norte, estão sendo ofertadas 27 vagas imediatas e formação de cadastro de reserva. Os interessados em participar da seleção deverão preencher a ficha de inscrição que estará disponível no site www.correios.com.br. O candidato deve ter idade entre 14 e 20 anos e, caso não tenha concluído o ensino médio, deve estar matriculado e frequentando a escola, além de ter obtido média mínima de cinco pontos nas disciplinas cursadas no último ano. O limite de idade não se aplica às pessoas com deficiência. A seleção será feita por meio de Análise Curricular (classificatória), Comprovação de Requisitos (eliminatório) e Exames Pré-Admissionais (eliminatório).
O curso de aprendizagem terá parte teórica nas escolas do Senai e atividades práticas nas unidades da ECT, totalizando uma jornada semanal de 20h, por um período de 12 meses. Após a conclusão do curso, os alunos receberão certificado de Auxiliar Administrativo expedido pelo Senai. O aprendiz terá direito a um salário de R$ 292,43, vale-transporte (de acordo com a legislação vigente), vale-alimentação ou refeição, uniforme (camiseta) e atendimento médico e odontológico em ambulatórios internos da empresa, onde houver este serviço. O edital do Programa Jovem Aprendiz, publicado no Diário Oficial de União de segunda (18), traz uma inovação em relação à seleção anterior: a inclusão de critérios sociais para a seleção dos candidatos. Aqueles inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo, participantes do Projeto Vira Vida/Sesi ou que estejam cumprindo medida socioeducativa terão pontuação adicional. O edital completo está disponível na internet, onde os interessados poderão verificar com mais detalhes requisitos, salários, benefícios e vagas.
Os interessados em participar da seleção deverão preencher a ficha de inscrição que estará disponível no site www.correios.com.br no período de 25 de junho a 4 de julho

Nessa Eleição, cuidado com os 'Políticos Cara-de-Pau





É preciso que nessas eleições tenhamos muito cuidado com aqueles políticos 'Cara de Pau' que tentam ludibriar o cidadão, oferecendo algo em troca de um voto.

Também é preciso que observemos se o candidato que por ventura vier nos solicitar o voto, se ele tem mãos limpas, se tem capacidade para administrar o futuro de nossa cidade, ou se ele já fez algum desmando com o dinheiro público.

Precisamos acordar e ver que já está na hora de votar em cidadãos comprometidos realmente em trabalhar em benefício do povo, que tenha propostas concretas que mudem para melhor a vida das pessoas.

Está mais do que na hora de sairmos da política do assistencialismo barato praticado por alguns políticos, que só se utilizam da máquina pública para comprar a consciência do cidadão e praticar o enriquecimento ilícito entre eles próprios e seus familiares.

Enfim, está na hora de  darmos um basta nesses políticos 'Cara de Pau' e votarmos em políticos com mãos limpas, capazes de gerir nosso dinheiro público com responsabilidade e ética profissional, afinal, um gestor público nada mais é do que um funcionário do povo.
Fonte:Portalegre Noticias